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Num motor a quatro tempos, a sequência correta é:

 

Os tempos de um motor é o conjunto das fases que ocorrem quando o pistão percorre um curso. Os quatro tempos (ciclo teórico) juntamente com suas fases serão explicados em sua ordem:

ADMISSÂO:
No primeiro tempo chamado “Admissão”, ocorre o movimento do pistão do Ponto Morto Alto (PMA) para o Ponto Morto Baixo (PMB) com a válvula de admissão aberta. Nesse tempo ocorre a 1ª fase, que também se chama “Admissão”, porque o pistão aspira a mistura de ar e gasolina para dentro do cilindro. Quando o pistão atinge o PMB, a válvula de admissão fecha-se e a mistura de ar e gasolina fica presa dentro do cilindro.

COMPRESSÂO:
No segundo tempo chamado “Compressão”, ocorre o movimento do pistão do Ponto Morto Baixo (PMB) para o Ponto Morto Alto (PMA) com a válvula de admissão e escapamento fechadas. Nesse tempo ocorre a 2ª fase, que também se chama “Compressão”, porque o pistão comprime a mistura de ar e gasolina que ficou presa dentro do cilindro.

MOTOR:
Entre o segundo e o terceiro tempo ocorre a 3ª fase denominada “Ignição”, quando a vela produz uma faísca dando início à 4ª fase, chamada de “Combustão”. No terceiro tempo chamado “Tempo Motor”, ocorre a descida do pistão do PMA para o PMB por consequência da forte pressão dos gases queimados que se expandem (5ª fase chamada “Expansão”).

ESCAPAMENTO:
No quarto e último tempo chamado “Escapamento” ocorre a subida do pistão do PMB para o PMA com a válvula de admissão fechada e a válvula de escapamento aberta. Nesse tempo ocorre a 6ª fase, também chamada de “Escapamento”, porque os gases queimados são expulsos do cilindro pelo movimento do pistão. Quando o pistão atinge o PMA, a válvula de escapamento se fecha, encerrando o ciclo e então tudo se repete na mesma sequência.

Na prática, o ciclo não ocorre exatamente conforme explicado acima, os fatores são:

A combustão não é instantânea, as válvulas não se abrem e fecham instantaneamente, a mistura de gases queimados possuem inércia e as válvulas e tubulações oferecem resistência à passagem da mistura e dos gases queimados.

Podemos então concluir que a alternativa coreta é a alternativa C.

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