Skip links

Numa carta de radionavegação ,o RM entre Manaus e Tefé é de 276º. Sabendo que a DMG local é de 10ºW, determine o RV, partindo de Manaus:

 

A este tipo de cálculo da-se o nome de “Pé de galinha”, ou calunga, que tem por objetivo determinar direções de proas e rumos.

Mas o que é RV, RM e DMG?

Rumo verdadeiro (RV): É o valor angular obtido do NV (Norte Verdadeiro) no sentido horário até o rumo;

Rumo Magnético (RM ou RMG): É o valor angular medido do NM (Norte Magnético) no sentido horário até o rumo.

Antes de esclarecer o que é DMG, temos que saber que o Norte Verdadeiro (NV) tem como referência o meridiano, e o Norte Magnético (NM) é o norte para onde a bússola realmente aponta, e é esse Norte Magnético que utilizamos para navegar.

Portanto, a DMG (Declinação Magnética) é a diferença angular entre o NV e o NM, podendo ser para W (West, do inglês Oeste) ou para E (East, do inglês Leste). Na nossa questão a DMG do local é 10ºW (Cada local tem uma DMG diferente, podendo ter lugares onde a DMG é nula (NM=NV).

Continuando… Queremos saber o RV, ou seja, o rumo partindo do NV. Sabendo que nosso RM é 10ºW (está para nossa esquerda), foi somado 10º ao RV. Colocando isso em um gráfico fica mais simples de se entender:

 

Note que o Rumo Magnético 276º partiu do NM, e o RV 266º partiu do NV. Fica realmente muito fácil calcularmos se “desenharmos” os rumos desta maneira.

Portanto a resposta correta é a alternativa C) 266º.

 

Explorar
Arrastar