Comissária de voo precisa ser alta e jovem?
A ATC consultou as principais companhias aéreas do país para sanar, de uma vez por todas, essa dúvida frequente!
O mito de que comissária de bordo precisa ser alta e jovem, ou ter um padrão físico de modelo tradicional, está equivocado. Comissária de voo não precisa ser alta.
As companhias aéreas não definem um tamanho padrão, mas é necessário saber que existe um teste de segurança a bordo.
É recomendado que você consiga alcançar, descalça e na ponta dos pés, a altura de 1,85 m.
Porém, esse é um parâmetro calculado informalmente, levando em conta a altura do bagageiro do avião.
Além da altura mínima, é preciso ter 18 anos completos para começar a trabalhar.
Não existe idade máxima, mas é necessário que a comissária de voo esteja preparada fisicamente para, novamente, seguir os protocolos de segurança.
Há também a questão da maternidade que aflige as mulheres que desejam ingressar nessa profissão.
Fique tranquila! Tornar-se ou ser mãe é comum nessa carreira, mas é preciso tomar alguns cuidados.
Quer saber mais? Acompanhe mais informações abaixo sobre o que as companhias exigem.
Existe idade máxima para ser comissária?
“Não temos limite de idade, inclusive admitimos profissionais acima de 50 anos que são do programa Experiência na Bagagem”, informa a equipe da Gol para a ATC – Escola de Aviação Civil.
No entanto, mesmo que não tenha limite de idade, é necessário que a comissária de bordo apresente alguns exames médicos para atestar a sua boa condição de saúde, o chamado CMA (Certificado Médico Aeronáutico).
Isso porque a profissão de comissário de voo vai além do serviço de bordo, ele é também um agente de segurança.
O cargo exige treinamentos de procedimentos de emergência, serviços específicos para atendimento ao cliente, e finalmente, o serviço de bordo, para que possa assumir sua função dentro dos padrões de segurança e qualidade das companhias.
Além disso, é comum o auxílio de alguns passageiros deficientes ou idosos no embarque e desembarque, por isso o corpo deve estar em plenas condições físicas.
A coordenadora do curso de comissário de voo da ATC – Escola de Aviação Civil, Carla Lessa, confessa que antigamente tinha esse tabu de idade, mas mudou seu conceito sobre os padrões exigidos pelas companhias:
“Entrou na turma um cara de 45 anos. Eu tirei uma venda da minha vista, porque eu achava que não entrava e quando eu entrei eu descobri que sim, que as turmas da empresa que trabalho, e de outras empresas também, hoje em dia são muito mistas.”
A comissária afirma que se você se mostrar disposta a trabalhar muito fisicamente, não ter dificuldade com horários, de acordar e dormir de madrugada, decorar o manual, fazer os procedimentos corretamente e atender bem ao cliente, a empresa vai querer você.
Portanto, a idade não vai influenciar se você apresentar os requisitos básicos e demonstrar ainda algumas habilidades essenciais para a profissão.
“Hoje em dia a idade não conta mais”, afirma a comissária. “Vale a pena pegar quem tem maturidade.”
Aproveita e assista na íntegra esses depoimentos no canal da ATC – Escola de Aviação Civil.
Importante lembrar que a idade mínima para exercer a profissão é de 18 anos.
Existe altura mínima para ser comissária?
“Não há exigência de altura mínima. É importante apenas que o comissário consiga executar as suas atividades relacionadas à segurança alcançando todos os itens existentes a bordo.” Informa a LATAM em nota para a ATC – Escola de Aviação Civil.
A Gol informa que “também não faz exigências quanto à altura.”
É importante que você faça o teste para alcançar no mínimo 1,85 m de altura, que é a altura mínima do bagageiro.
As companhias não estipulam uma altura mínima, mas é preciso alcançar todos os itens a bordo para zelar pela segurança e bom atendimento.
Mas não se desespere, “após a seleção e eventual contratação, o comissário passará por todos os treinamentos regulatórios da ANAC, considerando a aeronave que irá trabalhar.”
Existem aviões de diversos tamanhos, portanto é possível que mesmo com uma estatura um pouco menor você consiga passar pelos testes, mas fique atenta principalmente com a altura do bagageiro.
Existe algum critério de aparência?
As companhias afirmam que não existe nenhum critério de aparência.
A Gol “não faz exigências quanto à altura, peso, gênero e raça.”
“A diversidade e a inclusão fazem parte da cultura da Companhia, criando o estímulo necessário para que todos os colaboradores se sintam valorizados e apreciados através da construção de um ambiente diverso e não há qualquer distinção referentes a características físicas.”
A LATAM “reforça que não discrimina nenhum comissário por aparência.”
A comissária de voo Carla Lessa confirma que não existe nenhum padrão para exercer o cargo. “Não precisa contratar só modelo, magra, loira e novinha, isso acabou.”
No entanto, lembre-se que apesar de não existir nenhum critério de aparência, é exigido da comissária de voo boas condições físicas para atuar na profissão.
A Gol informa também que: “Nossa expectativa é que o comissário, função de alta responsabilidade, garanta a melhor experiência de viagem aos nossos clientes, por meio do cumprimento de todos os protocolos de segurança e ofereça o conforto e bem-estar a eles.”
Essa é a atitude que todas as companhias aéreas esperam dos seus comissários de bordo.
A aparência não é levada em conta, mas passar uma boa imagem e ter uma boa disposição é exigência!
Bônus: Consigo ter filhos sendo comissária de bordo?
Outra preocupação comum para as aspirantes a comissária de bordo além da idade, altura ou aparência física é a maternidade.
Não há com que se preocupar, todos os cuidados são tomados logo que a comissária fica sabendo que está grávida. Ela sai do voo e solicita o auxílio doença.
Isso acontece principalmente porque a gestação em voo pode trazer riscos para ela, o bebê e até para os passageiros.
O primeiro trimestre de gravidez é o mais complicado e a comissária passa por constantes despressurizações que podem afetar o desenvolvimento do feto.
Além disso, as comissárias têm horários incertos para dormir, comer e trabalhar. Isso afeta diretamente o ritmo circadiano, o nosso relógio biológico, e pode prejudicar a gravidez também.
Outro fator importante é que a comissária gestante não poderia promover devidamente a segurança e o bem-estar dos passageiros.
Em uma situação de emergência as gestantes são priorizadas. Isso impede que uma comissária de bordo auxilie outros passageiros prioritários, que não possuem o mesmo treinamento de segurança.
Há também os diversos auxílios e gentilezas dadas aos passageiros que exigem força física e disposição.
Entre eles ajudar na locomoção de idosos e deficientes, ou com malas de mão pesadas com passageiros vulneráveis.
A comissária poderia trabalhar em solo, mas ficaria inviável para a empresa realocá-la em outra função.
Imagine que a companhia teria que providenciar um novo cargo, com outro tipo de uniforme, crachá e treinamento por um curto espaço de tempo, pois logo a comissária teria que se afastar do trabalho por causa da licença maternidade.
Outra questão que aflige quem quer ingressar nessa profissão é a de conciliar a rotina de comissária com a de ser mãe.
“A vida continua, a gente consegue dar conta tranquilamente. Pra quem tem essa dúvida: Será que eu vou dar conta? Será que eu consigo? Consegue sim!
Dá pra conciliar essa profissão com a profissão de ser mãe, que não deixa de ser uma profissão não remunerada,” contou Cecília Aroca, que foi comissária de bordo e se tornou mãe durante esse período.
Leonardo Canalli, piloto e diretor da ATC – Escola de Aviação Civil, afirma que antigamente havia uma visão militarizada do tripulante, mas ultimamente ele tem visto que as companhias estão muito mais humanizadas. “Com certeza é mais fácil ter filhos hoje do que há 20 anos atrás.”
Portanto fique tranquila, apesar de todos esses cuidados, é muito comum ter filho ou engravidar nessa profissão.
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ATC – Escola de Aviação Civil
A ATC é uma escola de aviação civil homologada pela ANAC, como todo o conteúdo exigido e regulamentado pela agência.
A escola possui mais de 2500 alunos por todo o Brasil.
Isso porque eles mantém a tradição de priorizar a excelência na educação.
A instituição conta com suporte online de professores que monitoram e acompanham o desempenho de cada aluno individualmente.
O resultado dessa dedicação da equipe reflete diretamente na margem de 95% de aprovação de alunos na Banca da ANAC.
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